Metanfetamina é uma droga sintética (ilícita), ou seja, uma substância psicoativa de ação estimulante do sistema nervoso central. Entre os usuários, a metanfetamina é conhecida como Ice, Tina, Meth, cocaína de pobre, Speed ou cristal.
Falar de metanfetamina nos faz lembrar-se daqueles cristais viciantes que quem assiste Breaking Bad conhece muito bem, cristal esse que vem trazendo vários efeitos colaterais, destruindo inclusive a saúde física e mental, efeitos esses que envolve perda de musculatura e fortes alucinações, ela atua na zona de prazer e memória do usuário ,quando os efeitos passam o usuário sente fortes dores de cabeças ,náuseas, falta de apetite e paranoia, consumida frequentemente em cachimbos. Os efeitos no corpo são extremos, o corpo costuma ter grandes cicatrizes por todo o corpo causadas por uma alucinação que faz que o usuário sinta seu corpo coberto por insetos “alucinação característico da metanfetamina”.
A química da metanfetamina faz que a gengiva seque, diminuindo a produção de saliva e assim deixando que ácidos prejudiciais e a química da metanfetamina fiquem em contato direto com os dentes destruindo assim o esmalte dos dentes, ela também seca a gordura facial deixa que o usuário fique com a aparência de caveira,além da desnutrição causada por falta de apetite .
No Brasil o numero de usuários é bem pequeno, além do mais para fabricar metanfetamina é preciso de muitos produtos químicos difíceis de ter acesso, o fato de ela ser 60 vezes mais potente que a cocaína faz que a policia e os órgãos de saúde se refossem cada vez mais .